terça-feira, 2 de março de 2010

Relatório 3 da Segunda Equipe no Haiti - por Danilo Angelo

Tivemos um culto abençoado no começo de noite deste domingo no Delma 6 que é um acampamento de 200 pessoas que perderam suas casas no terremoto. Este terreno fica do lado de uma casa onde morreram 9 pessoas, a única sobrevivente foi a viúva do dono do terreno e permitiu que o terreno fosse utilizado para fazer de acampamento para estas pessoas. Estivemos lá no início da semana passada abrindo latrinas, colocando tendas, atendimento na área da saúde, esportes com adolescentes e jovens e trabalhos com crianças. Foi lá que Deus preparou para nós. Fizemos um tempo de louvor e agradecimento a Deus, cantavam com toda alegria e dançavam com entusiasmo! Chegamos a presenciar desde crianças até idosos, todos dançando alegremente.
O Wellington trouxe uma palavra onde todos se identificaram, todos atentos e correspondendo com devoção de coração.  Ao findar da reunião, pediram para que todos os missionários brasileiros recebessem uma oração feita por eles. Nos reunimos no centro da roda e começamos a ouvir uma canção em criolo bem conhecida  de todos nós:   Então minh´alma canta a ti Senhor, Grandioso és Tu, grandioso és Tu.   Foi algo comovente, não conseguíamos nos conter de tanta emoção, logo mais fizeram uma oração, a oração do Pai nosso. Assim tivemos uma noite inspiradora na presença de Deus e na presença de uns dos outros.

Nesta segunda feira acordamos cedo, tomamos nosso café, alguns quase dormindo e outros quase acordados, enfim, fomos para uma cidade que fica no caminho de Porto Príncipe para Sant Marc. Há poucos dias conhecemos uma senhora que trabalhou mais de 20 anos nos Estados Unidos e voltou para sua terra natal; o Haiti.  Ela juntou todas as suas finanças e comprou um Hotel a beira mar, um lugar muito lindo. Pouco tempo depois que ela comprou o hotel, veio o terremoto! Graças a Deus não atingiu o Hotel, mas afetou a sua fonte de renda, pois o lugar é um polo turístico.
Ao redor da propriedade do hotel, existe uma comunidade muito carente que não tem nem o pão de cada dia muitas vezes. Esta senhora viu o sofrimento do seu povo e então começou a pagar o transporte para as pessoas irem até a cidade mais próxima receber consulta médica e buscar alimentos.
Também está abrigando missionários e pessoas que estão aqui para ajudar e que por conta desta catástrofe precisam de um lugar para descansar.
Durante toda a manhã desta Segunda-Feira, estivemos atendendo a comunidade, dividimos a equipe em algumas áreas específicas segundo a necessidade: um grupo foi jogar futebol com os meninos, outro grupo foi fazer atividades com as crianças e o terceiro grupo montou uma pequena clínica para atender as pessoas.
Nunca receberam nenhuma visita de médicos na comunidade. A Senhora convidou pessoas de toda a região, haviam cerca de 300 pessoas. Ricardo e Renato, ao mesmo tempo que ajudavam na tradução, serviam também na distribuição de medicamentos, Guilherme ajudava também com os medicamentos e organização, Wesley, Cláudia e uma outra moça do Canadá ajudavam com os atendimentos e curativos. Cinthya, Helen e  um missionário haitiano fizeram o trabalho com as crianças, que eram muitas. Eu (Danilo),  Wellington, PR. Emerson e Juliano, fomos para o campo de futebol com os jovens e adolescentes. Era muita gente assistindo, foi maravilhoso, os haitianos amam os brasileiros. PR. Emerson nos conduziu em oração para iniciarmos e passamos um bom tempo jogando. No final, Wellington trouxe uma palavra movida pelo espírito falando sobre a identidade  que o povo precisa ter, de que eles tem o favor e a graça de Deus suficiente para que possam caminhar, o povo haitiano precisa ter esperança. O povo vibrava a cada palavra de encorajamento  foi impressionante aquele momento, no final do discurso alguns haitianos agradeceram dizendo que era esta palavra que eles precisavam. Dava para ver no olhar de cada um a satisfação e alegria de ver brasileiros, povo que eles tanto amam, falando tão bem da nação deles. Ao mesmo tempo, os doentes eram atendidos, recebiam doações de alimento,e as crianças estavam recebendo atenção, e que atenção! E outras pessoas recebiam oração e houve conversão de muitos. Logo após o almoço abençoado que tivemos, voltamos para a capital.
No final da tarde fomos para o posto de polícia, em frente do palácio do governo onde está o posto de atendimento, lá participamos do culto. Começamos cantar com todos os presentes. Foi um tempo de cantar de dançar muito especial! Uma mulher que estava assistindo ao culto e que estava grávida, entrou em trabalho de parto. Ela foi levada para o lugar de atendimento, as meninas da equipe foram para perto e o médico estava conduzindo tudo tranquilamente, a mulher estava acompanhada do seu marido e alguns familiares, ao mesmo tempo o louvor era escutado por todos, logo mais todos dentro daquele espaço oravam e cantavam intensamente. O Wellington foi compartilhar a mensagem com as pessoas que estavam lá fora, compartilhou a mesma mensagem que tinha falado na parte da manhã. O cenário era impressionante, a cada vez que eram afirmados os valores dos haitianos, eles vibravam. As pessoas estavam todas atentas e se dispuseram a viver este novo desafio.
Ao final de cada atividade, o comentário é o mesmo:   Que legal, como foi demais o trabalho hoje!  Graças a Deus, todos os dias temos tido o prazer e a alegria de trabalharmos juntos, pois cada um na equipe desenvolve de forma espontânea e com inteireza de coração tudo aquilo que tem mãos. Estamos participando de um momento realmente Histórico, a JOCUM daqui está com pouco mais de um mês de vida e estamos juntos nesta empreitada, o líder da base, Peterson e sua esposa são pessoas realmente chamadas e convictas daquilo que Deus tem para a capital e outras partes do Haiti. Deus tem abençoado a base aqui com um lugar ao lado do aeroporto cedido pela polícia, mas a idéia já é ter um lugar próprio. Com tudo isto acontecendo, algumas pessoas da nossa equipe vão permanecer mais um tempo por aqui para dar acessoria a próxima equipe que chegara e realizarmos algumas coisas concretas antes de retornar para o Brasil.
É no amor do pai que ficamos por aqui.
Continuem orando e perguntando para Deus como você pode fazer parte deste momento histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário