domingo, 31 de janeiro de 2010

Diretamente de Porto Principe

Esta é nossa segunda noite em Porto Principe.  Estamos situados exatamente em frente `a sede do governo, dormindo sobre um telhado (lage) da Policia local.  O local onde estamos e' bem protegido, como sede da policia os policiais estao acampando no mesmo terreno.  Do outro lado da  rua tem um campo de refugiados.  Pessoas que perderam tudo no terremoto agora vivem aqui. Muitos estao sendo atendidos pelos medicos e enfermeiras de nossa equipe, e estamos trabalhando juntamento com varias organizacoes para prestar atendimento.  E' muito lindo ver gente do mundo inteiro e de muitas organizacoes trabalhando juntos para trazer esperanca ao povo do Haiti. 

Ontem foi nosso primeiro dia aqui.  Enquanto Marcelo, Fernanda e Jackellyne atendiam os pacientes, com a ajuda da Lika na traducao, Johan, Eduardo, Peter, Michelle, Igor e Mario se encarregaram de limpar o predio que estamos usando como clinica pra atender o pessoal. 

A noite, pudemos ouvir os testemunhos de coisas boas que aconteceram naquele dia.  O pessoal da equipe medica ajudou uma mulher a dar a luz - um bebezinho que se chama Moises.  A mae, de apenas 15 anos, nao queria ficar com o bebe, mas depois de um tempo pediu para ve-lo e ate deu de mamar.  Continue orando por essa nova etapa da vida dela, e pela vida do bebe tambem - ambos passam bem, mas com certeza e' um desafio criar uma crianca numa situacao como esta.

Foi tambem lindo ver como nossa equipe da limpeza se empenhou em fazer um bom trabalho.  Alguns trouxeram muita alegria pros outros com suas cancoes e coracao servo; outros foram muito alem do esperado e deixaram o lugar super limpo e bem cuidado.  Alem de trabalhar aqui durante o dia, estamos dormindo no telhado e usando os banheiros daqui, entao todos agradecem!

Mas foi a noite nossa maior surpresa.  Estavamos todos prontos pra dormir, nos nossos sacos de dormir com vista pro Palacio e pra noite linda de lua cheia, quando ouvimos vozes de centenas de pessoas vindo em nossa direcao.  Quando nos levantamos para ver, havia uma multidao de pessoas cantando e dancando, vindo em nossa direcao.  Ficamos confusos:  nao sabiamos se era uma situacao boa ou temerosa, principalmente quando pararam e cantaram um pouco bem defronte nosso "lar".  Depois de alguns segundos cantando aqui, eles prosseguiram para dar a volta ao redor do palacio.  Depois um de nossos colegas haitianos nos explicou o que eles diziam, e era mais ou menos isso:  honrando as pessoas que morreram, e agradecendo a Deus por estarem vivos.  Depois eles cantaram sobre como o egoismo e corrupcao nao levam a nada, demonstrando seu desejo de reconstruir este Pais.  Nos explicaram tambem que essa multidao tem vindo todas as noites, e que quando param em frente a nossas tendas, e' para agradecer a todos os que estao ajudando.

Terminamos a noite com um tempo de louvor e oracao liderados por nossos irmaos dominicanos.  O povo haitiano e' muito cheio de alegria, apesar das circumstancias, e encontrei algo ali que nao esperava encontrar:  esperanca.  Os olhos das pessoas, principalmente as criancas, estao cheios de esperanca! 

  Hoje tivemos outro dia cheio, o pessoal trabalhou muito, tanto na limpeza como na area medica e preparando mantimentos para distribuir para os refugiados, doacoes de roupas, etc.  Estamos tanto prevenindo como tratando as doencas! 
A tarde Peterson nos levou para ver o terreno onde gostaria de construir a nova base da Jocum em Porto Principe. Peterson e' um haitiano de muita fe e coracao grande por este pais.  Ali, sobre as ruinas do que era antes, ele compartilhou seu coracao para reconstruir esta nacao.  O sentimento que ele compartilhou ali conosco, esse entendimento que este e' o tempo de um novo comeco para o Haiti, e' algo que temos sentido vir do coracao do povo de Deus aqui. Peterson foi mais alem, e nos contou como ele quer dedicar sua vida à visao de ver seu Pais reconstruido sobre o alicerce de Jesus!  Orem por perseveranca e condicoes para realizarem este grande sonho - e que Deus abencoe o trabalho deles.

 Tivemos um tempo muito especial com as criancas hoje a tarde:  saimos de nosso terreno (nosso local e' cercado, com portoes, guardas, etc.), e fomos jogar futebol com as criancas do outro lado da rua.  Enquanto os homens jogavam bola, para encanto do povo que ama o Brasil e o futebol brasileiro aqui; nos comecamos a falar com as criancas.  Tambem tivemos oportunidade de ministrar as pessoas ali, sedentos de Deus, e o Mario trouxe uma palavra de esperanca para o povo.

Continuamos a contar com as suas oracoes por nos e pelo Haiti. 

Abracos,
Equipe Brasil no Haiti

6 comentários:

  1. Michelle querida,estivemos todos reunidos à tarde na casa da Vó e procuramos notícias suas. Agora sentimos aliviados, sabendo que estão em condições de desempenhar os trabalhos de auxílio aos haitianos.Deus continue dando força e sabedoria à equipe para que realizem o melhor possível. Tia Dati

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosoooo!!!

    Estou aconpanhando vocês passo-a-passo irmãos.
    Estamos na mesma luta e sabemos que o que vcs estão plantando na vida dos queridos haitianos, vão colher em suas vidas, família e ministérios.

    Que Deus continue copacitando vcs e ajudando nessa grande obra... não deixem de dar notícias...

    Rafael Ramos

    ResponderExcluir
  3. Deus ajude Vcs.
    Nos proximos dias, estarei em oração por vcs e seguindo o blog!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz amados!

    Quão bom é ouvir as boas novas diretamente do Haiti!Que o Senhor nos dê um coração intercessório transbordando da Sua graça,amor e compaixão pelo nosso próximo!Por mais que não possamos estar aí junto com vocês,queremos estar no mesmo espirito,ajudando no que for possível...continuem nos dando notícias para que possamos nos mobilizar daqui...Deus abençoe a vida de cada um de vocês que tem buscado levar o amor ao próximo não apenas em palavras,mas em atitudes que vem a glorificar o nome de Deus!Estaremos acompanhando vocês!Abraços!

    ken ken from Japan

    ResponderExcluir
  5. Continuo intercedendo por voces!! Abraco, Els

    ResponderExcluir
  6. Me arrepio só de pensar no que Deus está fazendo aí... Queria muito estar junto! Tenho orado por vocês. Deus abençoe muitoo a todos!

    ResponderExcluir