segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Saudações do Haiti (do Johan)

Hoje já fazem duas semanas que chegamos no Haiti.

Posso perceber que no meio de toda esta tragédia existe um sentimento de esperança para um novo Haiti baseado em valores firmes e não em corrupção e feitiçaria.

Ainda há muito trabalho pela frente. O trabalho para tirar os entulhos vai ser gigantesco especialmente para as pessoas que não podem pagar escavadeiras, que afinal são escassas demais, e estão sendo usadas principalmente para prédios do governo em volta do palácio. Mas no palácio mesmo,o trabalho nem começou ainda.

O que restou da nossa equipe, Eduardo, Michelle e eu, Johan, continuamos a passar as noites em cima da laje, do posto policial principal bem na frente do palácio, juntamente com outros cinqüenta voluntários.

As noites tem sido tranqüilas, e já fazem três noites em que as pessoas que cantavam de madrugada não passaram por aqui.

Em geral se percebe uma grande recepção da parte dos Haitianos, e eles amam o Brasil. Quando estou com camisa do Brasil é sucesso garantido, todos gostam do futebol brasileiro.

Eu ainda gostaria de comentar sobre algumas coisas que tem me impactado:

Republica Dominicana
Desde o primeiro momento em que entramos na República Dominicana, para proceder para o Haiti por terra, notei uma atitude surpreendente nos Dominicanos. O que eu tinha esperado era uma atitude de querer tirar proveito da situação, obrigando as pessoas que tinham que passar na República Dominicana, a pagar taxas extras. Tinha esperado grandes filas na alfândega, para passar as malas de doações.

Porém nada disso, não precisamos pagar o visto que normalmente custa US$10, nem sequer abrir as malas e mostrar as doações. Mostraram tamanha boa vontade em favor dos seus vinzinhos Haitianos, que quero aplaudir e recomendar esta atitude. Não vi isso mencionado em publicação nenhuma.

Também as igrejas da Republica Dominicana, através de uma cooperação sem igual entre igrejas e ONG's, tem mandado muitas equipes e mantimentos para o Haiti.

Hoje visitei uma caravana de caminhões da Republica Dominicana, todos construídos e modificados, para cada um terem uma cozinha industrial completa. Através destas cozinhas estão alimentando milhares de pessoas em vários pontos da cidade.


Vi também como os corações dos Dominicanos tem sido misericordioso para com os Haitianos. E que as igrejas tem demonstrado uma unidade na República Dominicana como nunca antes.

Antes os Dominicanos tinham até medo dos Haitianos, agora está fluindo um amor e uma aceitação. Eles estão reconhecendo que moram na mesma ilha e devem agir como irmãos e não como inimigos ou concorrentes.

Visitei também um bairro onde só num quarteirão tem 2500 pessoas morando em tendas. Là encontrei uma ONG Dominicana fazendo trabalho de ajuda. Porem eles necessitam de mais barracas, comida, material de higiene, ajuda médica especialmente para tratar de pequenas infecções.

Vou parar por aqui. Vou me juntar ao culto de louvor que começou agora atrás de mim, com Haitianos, Dominicanos e voluntários de vários países que vieram para ajudar.

Um grande abraço,

Johan Lukasse

Um comentário:

  1. Maravilhoso Irmãos!! Ja postei um testemunho de vc,s no meu blog e contem com as minhas orações e com o meu apoio sempre!!

    um forte Abraço

    Paz!!

    Gustavão (Sal da Terra - Uberlândia - MG - Brasil)

    ResponderExcluir